ASBC

O Aquecedor solar de baixo custo desenvolvido pela Sociedade do Sol é muito eficiente. Este foi feito com tiras de forro de PVC e não de placas, o que não é recomendado, mas já está funcionando ha 1 ano sem problemas.

Na foto os coletores estão abaixo do reservatório. A tela de arame serve para protege-los de eventuais chuvas de granizo. Ela é retirada quando o consumo de água quente aumenta, porque faz sombra e diminui a eficiência pela metade.

Nesse caso ele está sendo usado na caixa d’água que alimenta o boiler, por isso ele torna todo o sistema solar+lenha muito mais eficiente.

São dois coletores de 2,00x1,00 m que aquecem quase 500 Litros de água a 15º Celsius para 35-40°Celsius.

Tamanho original

Além do preço, a grande vantagem do ASBC é não quebrar com a geada. Ele aguenta temperaturas bem abaixo de zero. A desvantagem é ser vulnerável a chuva de granizo. Ele também se deforma com o sol quando fica sem água. Isso só ocorre, se ele estiver no mesmo nível do reservatório e há falta de água, mas há soluções para eliminar essas deformações, apesar de ser difícil faze-lo funcionar nessa posição. A colagem entre a tubulação e os coletores é complicada, acabei usando a super cola que eles indicam.

Na verdade o grande problema do ASBC é a falta de conhecimento dos usuários. É preciso ter certa noção de hidraulica, alguma habilidade em serviços manuais e ser persistente. Eles estão resolvendo essas dificuldades com o uso de monitores, cursos, etc. O ASBC é genial, funciona muito bem, vale a pena investir.